Software para transmissão ao vivo multicâmera

Software para transmissão ao vivo multicâmera

Nesse ponto, um terço de todo o tempo on-line é gasto assistindo a vídeos. Esse é um número impressionante, e muitas empresas e emissoras estão perguntando como podem captar o máximo de atenção possível. Como uma das melhores maneiras de tornar uma transmissão ao vivo mais interessante é incluir várias fontes, esse blog abordará o melhor software de transmissão ao vivo para webcasting multicâmera.

Especificamente, este blog primeiro analisará por que o streaming de vídeo ao vivo com várias câmeras é empolgante. Em seguida, discutiremos alguns dos desafios do streaming em várias câmeras. Então, vamos mergulhar no melhor software de transmissão ao vivo. Analisaremos três opções diferentes: VidBlasterX, Wirecast e OBS Studio.

No final deste artigo, forneceremos uma lista de equipamentos necessários para o streaming em várias câmeras. Em seguida, examinaremos um fluxo de trabalho de exemplo muito básico para ajudar você a entender como começar.

Por que transmitir com várias câmeras?

O streaming com várias câmeras torna o vídeo mais empolgante. Basta olhar para qualquer transmissão profissional na TV ou em qualquer filme. A cena tende a cortar entre várias fontes diferentes. Notícias, por exemplo, costumam usar três câmeras:

Isso permite que o transmissor mude em tempo real entre diferentes visualizações. A filmagem ampla pode ser usada para “estabelecer” uma configuração e ajudar o espectador a se orientar. Os tiros médios são ideais para interações entre várias pessoas. E as fotos apertadas capturam a emoção e permitem que uma pessoa ocupe o centro do palco.

Esta é uma cinematografia básica. A filmagem com múltiplas câmeras tem sido um marco na produção de vídeos por mais de 100 anos, por um bom motivo. É simplesmente mais interessante, mais envolvente e uma maneira melhor de comunicar uma história.

E a transmissão ao vivo moderna não é diferente. Streaming com telas divididas ou alternando entre vários ângulos é interessante. Pode até mesmo ser feito com um único operador usando câmeras fixas ou câmeras PTZ.

Desafios do streaming de várias câmeras

Claro, existem desafios que vêm com esse método de contar histórias. Mais câmeras equivalem a mais complexidade. A transmissão ao vivo com várias fontes requer a vinculação de todas as diferentes câmeras a um hub central.

Então, alguém tem que decidir qual a chance de mudar para qualquer momento. Essa pessoa tem que ser rápida e decisiva. Em geral, o streaming de várias câmeras requer:

  • mais pessoas
  • mais equipamentos
  • mais dados

No entanto, as vantagens valem a pena e esse tipo de transmissão está ficando mais fácil do que nunca. No passado, a transmissão em múltiplas câmeras exigia uma grande equipe e um estúdio de televisão. Hoje, com o uso do melhor software de transmissão ao vivo, você pode criar transmissões ao vivo de alta qualidade com várias câmeras dentro de um orçamento razoável

Melhor software de transmissão ao vivo para webcasting de várias câmeras

Vejamos três das melhores opções de software de transmissão ao vivo disponíveis e como elas funcionam para o streaming em várias câmeras. Esses pacotes de software são VidBlasterX, Wirecast e OBS Studio.

VidBlasterX

O VidBlasterX é o primeiro do software de transmissão ao vivo que veremos hoje. O VidBlasterX é um software somente para Windows. Os recursos básicos da plataforma incluem:

  • Ferramentas de mixer ao vivo para alternar entre várias fontes em tempo real
  • Design de baixa latência usando o recurso “SyncLok” proprietário
  • Mixer de áudio
  • Efeitos de vídeo e suporte a tela verde
  • Linguagem de script personalizada
  • O design modular exclusivo torna o VidBlasterX altamente expansível e personalizável